Após ser banido do futebol profissional pela FIFA, Gabriel Tota disputa torneio amador
Tota é um dos atletas brasileiros banidos permanentemente do futebol pela FIFA.
Minas Gerais.- Impossibilitado de atuar como profissional, Gabriel Tota, de 21 anos, está jogando campeonatos amadores no interior de Minas Gerais. O jogador, que esteve envolvido em um esquema de apostas esportivas e de manipulação de resultados, recebeu o banimento permanente do esporte pela FIFA. Também foram banidos do futebol profissional Ygor Catatau e Matheus Gomes, por atitudes semelhantes.
Atualmente, Tota está entrando nos gramados apenas pelo Campeonato Amador de Uberlândia e pelo Campeonato Regional de Patos. O envolvimentos nos esquemas foram identificados pela Operação Penalidade Máxima, do Ministério Público de Goiás, que levou os casos ao STJD, que condenou os atletas e teve a decisão ratificada pela FIFA.
No futebol amador, Gabriel Tota entrou para o time do Paranaíba, da cidade de Carmo do Paranaíba, e ajudou a equipe a se classificar para a semifinal do Campeonato Regional de Patos de Minas, um dos mais tradicionais torneios amadores do interior mineiro. O jovem meio-campista chegou a atuar também pelo Unisport, da cidade de Uberlândia.
No esquema que prejudicou o ex-atleta profissional, pelo que identificou o MP de Goiás, apostadores combinavam com os jogadores situações na partida para fraudar sites de aposta. Os atletas aliciados tomavam cartões de propósito, eram expulsos, faziam escanteios desnecessários e até pênaltis para o adversário.
No caso específico de Tota, as manipulações aconteceram ano passado quando atuava pelo Juventude durante a Série A do Brasileirão. Ele era cúmplice dos apostadores fraudadores, segundo as investigações, ao aliciar companheiros de clube para receber amarelos com a promessa de ganharem entre R$ 50 mil e R$ 60 mil.