Paquetá pode ser punido internacionalmente pela FIFA? Especialista explica
Advogado especialista em direito desportivo conta que meia pode sofrer sérias consequências.
Recentemente a Federação Internacional de Futebol (FIFA) baniu do futebol e aplicou outras penas, a nível internacional, para jogadores que atuavam no Brasil e se envolveram com manipulação de resultados através de apostas esportivas. Após esse episódio, surgiu a dúvida se esse tipo de punição poderia ser aplicada também ao meio-campista Lucas Paquetá que se envolveu em um caso parecido na Inglaterra.
De acordo com Matheus Laupman, advogado especializado em direito desportivo, casos como o de Paquetá podem ter suas penas ampliadas em âmbito mundial, mas precisaria que a federação de cada país solicite à FIFA. No caso do atleta do West Ham, ficaria a cargo da Football Association (FA) pedir que uma possível pena do jogador seja expandida para todo os lugares.
Lucas Paquetá está, desde agosto, sob investigação por ter tomado um cartão amarelo de propósito para contemplar uma aposta esportiva feita no estado do Rio de Janeiro. A FA ainda não definiu um prazo para ouvir o depoimento do atleta.
“Em relação a Paquetá, as investigações ocorrem no âmbito do futebol inglês, logo as decisões serão impostas pela FA. Agora, resta aguardar o andamento do processo e, caso comprovadas as denúncias, observar se a federação inglesa recorrerá à FIFA para internacionalizar suas sanções, que podem ser sérias, desde suspensão até a mais grave como o banimento”, explica Laupman.