Projeto de licitação da loteria do estado de São Paulo deve ser lançado em junho

Governo de São Paulo tenta lançar loteria estadual desde 2021. (Foto: Reprodução/Prefeitura de São Paulo)
Governo de São Paulo tenta lançar loteria estadual desde 2021. (Foto: Reprodução/Prefeitura de São Paulo)

Governo estima que o mercado de jogos de azar movimente mais de R$ 9 bilhões por ano no estado.

São Paulo.- O governo do estado de São Paulo, através da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), que faz parte da Secretaria de Parcerias em Investimentos, está planejando lançar um novo projeto de licitação para operação da loteria estadual. O governo estima que o mercado de jogos de azar, incluindo os jogos lotéricos, movimente mais de R$ 9,3 bilhões por ano no estado.

De acordo com o que apurou o jornal Folha de S. Paulo, o edital da licitação deve ser publicado no mês de junho e o leilão deve ocorrer em setembro. O presidente da CPP, Edgard Benozatti Neto, afirmou à Folha que esse projeto é um dos prioritários do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP). “Estamos com altas expectativas”, disse Edgard.

O projeto da loteria foi criado no ano de 2021, mas por conta de questionamentos técnicos levantados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), a proposta não avançou. Agora o governo, de acordo com a Folha, acredita que já ajustou todas as pendências e que será possível lançar o edital no próximo mês.

“O TCE tem sempre a prerrogativa de fazer questionamentos e entrar com ressalvas. Mas olhamos com atenção o projeto anterior e a decisão do TCE em relação a ele para mitigar qualquer questionamento. O TCE levantou pontos relevantes, então trouxemos especialistas e tivemos bons insights com o mercado”, declarou Bezonatti ao jornal.

Entre os problemas identificados pelo Tribunal de Contas do estado, estava a superficialidade do estudo de viabilidade econômico-financeira do primeiro projeto. A corte questionou o modelo de negócios e os parâmetros financeiros para outorga e operação. A instituição considerou ainda a insuficiência dos critérios de qualificação técnica da licitação.

Segundo o novo projeto, os recursos gerados para o governo pela loteria devem ser destinados 100% para a área da saúde. O poder executivo paulista não tem uma estimativa exata ainda do quanto pode arrecadar, mas acredita que a loteria estadual deve ficar com 20% do mercado de jogos de azar de São Paulo, com potencial de crescer mais que isso.

Veja também: Loteria do Estado do Mato Grosso do Sul está travada na justiça

Neste artigo:
Indústria de jogos Jogos de azar Loterias