Investigação encerrada no NBB: STJD arquiva inquérito sobre manipulação de resultados

NBB é a principal categoria do basquete no Brasil (Foto: Freepik)
NBB é a principal categoria do basquete no Brasil (Foto: Freepik)

Depois das investigações, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva informou que não chegou a nenhum dado conclusivo.

Rio de Janeiro.- O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Basquete decidiu encerrar o inquérito sobre a possível manipulação de resultados no Novo Basquete Brasil (NBB). A investigação, iniciada após um relatório da Federação Internacional levantar suspeitas, não encontrou evidências conclusivas.

Conforme matéria divulgada pelo site Metrópoles, a investigação se concentrou no jogador norte-americano Kenny Dawkins, do Caxias do Sul, acusado de ter desempenhado abaixo da média intencionalmente em uma partida contra o Corinthians.

A suspeita de possível manipulação de resultado dentro da principal divisão do basquete brasileiro, surgiu de uma empresa de monitoramento contratada pela Federação Internacional de Basquete.

Veja também: Apostadores poderão acompanhar estatísticas do Campeonato Brasileiro de Basquete no Statscore

De acordo com informações, os membros da comissão técnica da equipe, jogadores e árbitros negaram saber sobre qualquer manipulação de resultados. Kenny Dawkins, o principal investigado, não foi ouvido, pois se transferiu para o México após o fim da temporada 2023/2024.

O STJD, que tem autoridade apenas para investigações administrativas, decidiu encerrar o caso. No entanto, as informações coletadas durante a investigação foram enviadas ao Ministério Público de São Paulo e à Polícia Federal.

De acordo com o Metrópoles, agora, essas instituições estão investigando as possíveis responsabilidades criminais no caso.

Neste artigo:
Apostas esportivas basquete Brasil Jurídico