Governo de São Paulo prevê arrecadação de R$ 3,4 bilhões com loteria estadual
Poder executivo pretende repassar os valores integralmente para a área da Saúde.
São Paulo.- O governo do estado de São Paulo está preparando um leilão, no mês de outubro, para a concessão de exploração da loteria estadual. O poder executivo estima que a arrecadação seja de R$ 3,4 bilhões. Segundo o governo, os valores serão destinados integralmente para a área da Saúde.
A empresa que vencer o processo licitatório poderá explorar os jogos lotéricos no estado por um período de 15 anos. O projeto de criação da Loteria de São Paulo prevê que o dinheiro arrecadado seja investido em áreas essenciais para redução da vulnerabilidade social e o setor da Saúde foi eleito como o destino dos recursos no primeiro momento.
“É um leilão importante porque gera uma receita interessante para o Estado. Ela vai poder ser utilizada integralmente na Saúde, que é uma área que está cada vez mais pressionada com o envelhecimento da população e que vai demandar cada vez mais recurso”, declarou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
De acordo com o poder executivo, o projeto de criação da loteria estadual foi aprovado em 2022 pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) com objetivo de gerar mais recursos para a unidade federativa. A intenção é que os jogos lotéricos sejam promovidos na modalidade física e digital.
O projeto prevê que a empresa que receber a concessão instale ao menos 31 pontos de vendas exclusivos distribuídos pelas regiões administrativas de São Paulo. Esses locais de comércio devem ser instalados em locais com alto fluxo de pessoas, mas que fiquem a uma distância mínima de 300 metros de creches ou unidades de ensino básico e fundamental.
A estruturação do projeto é feita pela Companhia Paulista de Parcerias (CPP) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).
Veja também: Projeto de licitação da loteria do estado de São Paulo deve ser lançado em junho