CBF e SIGA assinam acordo de cooperação pela integridade no futebol brasileiro
Entidades se comprometeram a intensificar o combate à manipulação de resultados e outros tipos de crimes.
Rio de Janeiro.- A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Sport Integrity Global Alliance (SIGA) assinaram, na quarta-feira (13), um acordo de cooperação entre as entidades com o objetivo de combater a manipulação de resultados, entre outros crimes no futebol brasileiro. O debate sobre a integridade no esporte está cada vez mais presente por conta dos casos de jogadores que aceitaram dinheiro de apostadores para receber cartões, fazer pênaltis e outras decisões que mudam o decorrer das partidas.
A solenidade de assinatura do acordo aconteceu na sede da CBF, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do CEO da SIGA Latin America, Emanuel Macedo de Medeiros, do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, do vice-presidente da CBF, Hélio Cury, e de representantes das federações baiana, capixaba, alagoana, entre outras autoridades do futebol brasileiro.
“Firmamos uma parceria muito importante para o combate a todo tipo de crime que possa ter no futebol, manipulação de resultados, lavagem de dinheiro no futebol, racismo, assédio. Com competência em todos esses temas, a SIGA é a maior instituição do mundo em integridade no esporte. A SIGA vai trabalhar com a Unidade de Integridade na CBF, que tem se articulado trabalho com todas as grandes instituições do mundo”, afirmou Ednaldo Rodrigues.
“O futebol brasileiro tem uma importância no mundo que ninguém pode negar. Mas, o futebol brasileiro pode, e deve, ser mais do que as suas glórias passadas. Pode, e deve, voltar-se para o futuro e concretizar o seu potencial. Ser um futebol regulado, gerido e administrado sob os mais elevados standards de boa governança e integridade. A assinatura deste acordo é um caderno de encargos, um conjunto de responsabilidades que assumimos“, declarou Emanuel Macedo de Medeiros.