CBF estabelece Unidade de Integridade para investigar e combater manipulação de resultados
Ex-procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem, será o reponsável pelo departamento.
Rio de Janeiro.- A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) instituiu uma Unidade de Integridade que será encarregada de investigações e combate à manipulação de resultados nos jogos do futebol no país. O responsável em comandar o departamento será Eduardo Gussem, que liderou o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro de 2017 a 2021.
A importância de criar o departamento surgiu após os casos de jogadores que foram acusados e penalizados por envolvimento em manipualção de reusltados. As investigações foram deflgradas pela Operação Penalidade Máxima, iniciada pelo Ministério Público de Goiás no início do ano. Outro aspecto crucial para o setor é a discussão no Senado Federal sobre a regulamentação das apostas esportivas. O projeto de lei está programado para ser votado nesta semana.
“A manipulação de competições é uma ameaça mundial para a integridade do esporte e exige uma resposta coletiva global. Esta Unidade de Integridade trabalhará permanentemente nestas questões”, destacou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Juntamente com Gussem, o advogado Antonio Carlos Lemos Basto também integrará a Unidade de Integridade da CBF.
“Temos como objetivo trazer rigidez e segurança para o futebol. Vamos analisar criteriosamente tudo, construindo soluções rápidas para o público, os torcedores e o mundo do futebol. A Fifa já sinalizou que vai fazer desta Unidade de Integridade como piloto para o mundo inteiro”, afirmou Gussem.