Senadores discutem mudanças no repasse dos recursos da loteria Timemania
Na visão de alguns parlamentares, o dinheiro gerado pelo jogo lotérico beneficia apenas clubes grandes.
Brasília.- A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal pode votar, nesta terça-feira (26), o Projeto de Lei (PL) 3.723/2021, do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que visa mudar as regras para a distribuição dos recursos do jogo lotérico Timemania, das Loterias Caixa. O projeto já havia sido aprovado pela Comissão de Esporte (CEsp) em outubro do ano passado.
Segundo a legislação atual, a Caixa repassa 11% do arrecadado com a Timemania para 80 clubes de futebol. Porém, desses times, há verba extra, que privilegia aqueles que disputam as séries A, B e C, com essas instituições dividindo entre si 22% do arrecadado com o jogo lotérico.
De acordo com o que publicou a Agência Senado, a proposta do PL 3.723/2021 é que os recursos sejam distribuídos proporcionalmente ao número de apostadores que marcarem o “time do coração” na cartela. Para justificar a mudança, o senador Veneziano usa o exemplo do Treze Futebol Clube, da Paraíba, que mesmo sendo o 19º entre os 80 clubes disponíveis no Timemania na preferência dos apostadores, por estar na Série D, recebe recurso inferior a outras agremiações com torcida menos engajada.
O relator do projeto, Rodrigo Cunha (Podemos-AL), já apresentou parecer favorável à proposição. O PL está na pauta do dia junto com outras propostas de lei.
Veja também: Alteração no sistema de distribuição dos recursos da Timemania é aprovada pela Comissão de Esporte do Senado