Polícia Federal investiga manipulação de resultado em jogo da Série D do Brasileirão
Investigação teve início após a Sportradar enviar um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) relatando uma suspeita identificada.
Nesta quarta-feira (26), a Polícia Federal (PF) cumpre 11 mandados de busca e apreensão em uma operação que investiga possível manipulação de resultado em um jogo da série D do Campeonato Brasileiro. A PF não revelou os nomes dos alvos nem detalhes sobre os times e a data da partida sob investigação.
Segundo apuração da TV Globo, a investigação envolve uma partida entre Inter de Limeira e Patrocinense, ocorrida em Limeira no último dia 1º, onde o Inter venceu por 3 a 0. A Polícia Federal afirma que há indícios de que apostadores tinham “conhecimento prévio de que determinada equipe viria a perder o primeiro tempo da partida por ao menos dois gols”, informa matéria do g1.
Os mandados, autorizados pela Justiça de São Paulo, estão sendo cumpridos em Patrocínio (MG), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Tanguá (RJ) e Nova Friburgo (RJ). Os investigadores visam jogadores, empresários e o técnico que dirigia o Patrocinense na época do jogo em questão, incluindo buscas na sede do time em Patrocínio. Até esta terça-feira, o Patrocinense estava na última posição do grupo A7 da série D do Brasileirão, com 1 vitória, 2 empates e 7 derrotas em 10 jogos disputados.
Veja também: Com 109 registros em 2023, Brasil segue como líder de suspeitas de manipulação de jogos
A PF iniciou a investigação após a Sportradar enviar um ofício à CBF com uma suspeita. A Sportradar, multinacional suíça, desenvolve tecnologias para detectar fraudes esportivas e tem um protocolo com a CBF para investigações. Segundo relatório da Sportradar, movimentações em casas de apostas sugeriam que os apostadores tinham informações prévias, como o time visitante (Patrocinense) estar em desvantagem no primeiro tempo.
O “total de gols no primeiro tempo” é uma das variáveis em que um cliente das bets pode apostar, geralmente. No caso dessa partida, a aposta na derrota do Patrocinense foi quase unânime.
“De acordo com a empresa, 99% da tentativa da rotatividade no mercado de ‘totais de gols do primeiro tempo’ nesta partida foi para tal resultado”, diz o material da PF.