Com 109 registros em 2023, Brasil segue como líder de suspeitas de manipulação de jogos
Dados são do relatório anual da Sportradar, empresa líder global em tecnologia esportiva.
O Brasil manteve sua posição como líder mundial em jogos suspeitos de manipulação, com 109 casos registrados em 2023. Os dados são do relatório anual de integridade da Sportradar, empresa líder global em tecnologia esportiva e parceira da CBF, Conmebol, Uefa e Fifa. Por outro lado, o levantamento também aponta que o país registrou uma redução de 29% em relação aos casos de 2022.
Dos 109 eventos controversos no Brasil, todos ocorreram no futebol: 15 em competições organizadas pela CBF e 94 pelas federações estaduais. Segundo o ge, das 15 partidas suspeitas de manipulação em torneios da CBF, 13 foram no Brasileirão da Série D, uma na Série B e outra da Copa Verde.
Em 2023, o Brasil teve 44 casos a menos de jogos suspeitos em comparação com 2022, quando também liderou mundialmente. Esta é a primeira vez desde 2020 que o país registra uma redução de jogos suspeitos.
A Sportradar analisou 9 mil jogos no Brasil, de 118 competições de futebol, com um percentual duvidoso de 1,21% do total. Chama atenção a diferença entre o percentual das competições da CBF, próximo da média global, e o dos torneios organizados pelas federações estaduais, que é mais que o dobro.