Jogos eletrônicos podem render US$ 187 bi em 2023, segundo levantamento da Newzoo
Nos Fantasy Sports, parte desse mercado, mais de 75% dos praticantes jogam via celular.
O mercado global de jogos eletrônicos devem gerar mais de US$ 187,7 bilhões em 2023, segundo a pesquisa da Newzoo, empresa especializada em dados de jogos. Os dados foram publicados no relatório anual, o Global Games Marketing Report. O documento indica que houve um crescimento de 2,6% em relação ao ano anterior.
Outro número interessante é de que, em todo o mundo, a quantidade de jogadores chegará a 3,38 bilhões, um aumento de 6,3% em relação a 2022. Boa parte desse quantitativo de usuários é proveniente dos games para celulares. Os aparelhos móveis atualmente respondem pela maior parte dos novos jogadores, segundo o estudo.
De acordo com a Associação Brasileira de Fantasy Sports (ABFS), essa modalidade de jogo eletrônico também é muito popular em dispositivos móveis no Brasil. De acordo com Rafael Marcondes, presidente da ABFS, mais de 75% dos jogadores de fantasy games jogam via aplicativo de celular.
O relatório da Newzoo sugere que a quantidade de jogadores deve crescer porque é um mercado que sempre renova o público. O número de jogadores no mundo deve continuar a crescer, podendo atingir mais de 3,79 bilhões de usuários até o final de 2026, projeta a empresa de pesquisa.
De acordo com o documento, a Ásia é o continente com mais da metade dos jogadores de games eletrônicos no mundo, com destaque para os mercados da Índia, China, Japão e Coreia do Sul. A América do Norte e a Europa representam 20% dos gamers do planeta.
Já a América Latina, a projeção de crescimento para os próximos anos é de 6,1%, um ritmo de crescimento menor que outras partes do planeta. O estudo aponta que a razão se deve a fatores como a falta de regulamentação adequada e o nível de infraestrutura da internet.