Jogos eletrônicos podem render US$ 187 bi em 2023, segundo levantamento da Newzoo

Jogos para celulares são responsáveis pela maior parte dos novos usuários de jogos eletrônicos.
Jogos para celulares são responsáveis pela maior parte dos novos usuários de jogos eletrônicos.

Nos Fantasy Sports, parte desse mercado, mais de 75% dos praticantes jogam via celular.

O mercado global de jogos eletrônicos devem gerar mais de US$ 187,7 bilhões em 2023, segundo a pesquisa da Newzoo, empresa especializada em dados de jogos. Os dados foram publicados no relatório anual, o Global Games Marketing Report. O documento indica que houve um crescimento de 2,6% em relação ao ano anterior.

Outro número interessante é de que, em todo o mundo, a quantidade de jogadores chegará a 3,38 bilhões, um aumento de 6,3% em relação a 2022. Boa parte desse quantitativo de usuários é proveniente dos games para celulares. Os aparelhos móveis atualmente respondem pela maior parte dos novos jogadores, segundo o estudo.

De acordo com a Associação Brasileira de Fantasy Sports (ABFS), essa modalidade de jogo eletrônico também é muito popular em dispositivos móveis no Brasil. De acordo com Rafael Marcondes, presidente da ABFS, mais de 75% dos jogadores de fantasy games jogam via aplicativo de celular.

O relatório da Newzoo sugere que a quantidade de jogadores deve crescer porque é um mercado que sempre renova o público. O número de jogadores no mundo deve continuar a crescer, podendo atingir mais de 3,79 bilhões de usuários até o final de 2026, projeta a empresa de pesquisa.

De acordo com o documento, a Ásia é o continente com mais da metade dos jogadores de games eletrônicos no mundo, com destaque para os mercados da Índia, China, Japão e Coreia do Sul. A América do Norte e a Europa representam 20% dos gamers do planeta.

Já a América Latina, a projeção de crescimento para os próximos anos é de 6,1%, um ritmo de crescimento menor que outras partes do planeta. O estudo aponta que a razão se deve a fatores como a falta de regulamentação adequada e o nível de infraestrutura da internet.

Neste artigo:
fantasy games iGaming Indústria de jogos