Como jogar Gamão

Como jogar Gamão

Jogo é sucesso no mundo todo e une agilidade de pensamento, estratégia, diversão e uma pitada de sorte.

O Gamão é um jogo de tabuleiro muito popular no mundo todo que alia diversão, estratégia e também sorte. Ele tem como característica marcante o uso de peças arredondadas semelhantes às do Jogo de Damas aliadas a dois dados tradicionais, ou seja, de seis lados. 

Outro componente que é próprio do Gamão é o tabuleiro, que é dividido em quatro partes, cada uma contendo seis figuras triangulares alongadas. Duas pessoas disputam para ver quem consegue tirar todas as peças do tabuleiro primeiro. 

O jogo teve seu primeiro registro de regras oficiais no século XVIII, porém há indicativos de que ele é bem mais antigo, com variações da brincadeira remontando à Antiguidade. Em Inglês, é chamado de Backgammon, que é um derivado de termos arcaicos que podem ser traduzidos como “jogo da parte de trás”. 

A origem do nome tem a ver com o fato de que muitas vezes o tabuleiro de Gamão é vendido junto com o de Xadrez, com cada de um lado da tábua. Como o Xadrez é mais popular, é considerado como sendo a face da frente do objeto e o outro jogo o de trás. Na sequência deste artigo vamos descobrir como jogar Gamão.

Gamão online

Como diversos jogos populares, também é possível encontrar versões de Gamão online. Nas edições virtuais, os jogadores vão se deparar com as regras tradicionais do Gamão e a possibilidade de enfrentar pessoas de outros países. É uma excelente alternativa para treinar e aprimorar no jogo e, quem sabe, buscar as competições oficiais no futuro.

Ver também: Conheça como jogar Baccarat e aprenda algumas dicas para jogar.

Regras do Gamão

O Gamão é disputado por duas pessoas, com uma delas ficando com as peças pretas e a outra com as brancas. No total, são 15 peças para cada. Esses objetos também são chamados de “pedras”, apesar de se assemelharem mais a pequenos discos. Os jogadores decidem quem começa a partida ao rolar os dados, aquele que conseguir o número maior na somatória dos dois dados é quem inicia. De acordo com as regras do Gamão, a primeira jogada obrigatoriamente terá que usar o valor obtidos nos dados que serviram para definir quem começa.

Cada jogador movimenta as pedras em um sentido oposto ao do adversário, na direção do lado “externo” para o seu lado “interno”. A movimentação das pedras será determinada pelos valores sorteados nos dados, ficando ao critério do jogador se vai mover apenas uma peça com o valor total obtido ou se vai movimentar duas pedras, sendo uma para cada dado. 

Para exemplificar, imaginemos que o jogador tirou cinco em um dado e três no outro. Então ele escolhe se vai mover uma pedra por oito casas ou se vai mover um disco por cinco espaços e outra por três espaços.

As casas são as figuras triangulares no tabuleiro, são 24 no total, sendo seis em cada quadrante. Essas figuras têm cores alternadas, podendo ser brancas ou pretas, mas a coloração não interfere na movimentação das peças redondas. O jogador pode colocar quantas peças quiser em uma determinada casa ou distribuí-las a seu critério. O jogador só não pode passar por determinada casa se já tiver lá duas ou mais pedras do adversário, ou seja, se a casa estiver “protegida”. Nessa situação a pessoa que tentou a jogada perde a vez.

Novamente para exemplificar, um jogador tirou cinco em um dado e seis em outro. Só que a cinco casas de distância da sua peça há uma casa protegida. Se o jogador não tiver outra alternativa de jogada, sendo obrigado a tentar passar pelo espaço protegido, irá perder a vez.

Já na circunstância de o movimento de um jogador terminar em uma casa que tenha apenas uma peça do adversário, esse objeto será capturado e colocado fora do jogo, na parte central do tabuleiro. Na vez do jogador que teve alguma pedra capturada, ele obrigatoriamente precisa tentar colocar esse objeto de volta ao jogo, utilizando os valores obtidos nos dados.

Obrigatoriamente, um disco capturado será reintegrado na casa interna do adversário, ou seja, o mais distante da saída. Se não houver mais espaço nesse quadrante, o jogador perde a vez. Para ganhar o jogo, é preciso passar pelas áreas externa e interna até a saída do tabuleiro. O primeiro que retirar todas as peças é o vencedor.

jogo do gamão

Peças do Gamão

As peças do Gamão, também conhecidas como “pedras” são iguais às do Jogo de Damas, ou seja, basicamente são pequenos discos. São 15 peças para cada jogador, sendo de cores opostas para diferenciar. Tradicionalmente as pedras são pretas e brancas, mas não há impedimento para que sejam usadas outras cores. 

Ao contrário do Xadrez, não há diferença entre as peças, nem movimentações específicas e nem importância maior ou menor. Os objetos seguem iguais do início ao fim do jogo, independentemente da posição em que estão no tabuleiro.

Gamão multiplayer

Por ser popular no mundo inteiro, é possível achar versões de Gamão multiplayer na Internet ou em aplicativos de jogos. Nesses games online, as regras são as mesmas e é possível enfrentar pessoas de diferentes lugares do planeta.

Ver também: Como jogar blackjack

Objetivo do Gamão

O objetivo do Gamão é muito simples. Transportar todas as 15 peças para o último quadrante do tabuleiro e depois retirá-las. Quem conseguir fazer esse processo primeiro sagra-se vencedor.

Tabuleiro do Gamão

O tabuleiro de Gamão é composto por um retângulo dividido em quatro quadrantes. Cada um desses locais possui seis triângulos denominados “casas”. Há uma faixa no meio do tabuleiro que é onde são depositadas as peças capturadas. A distribuição das pedras é feita de acordo com o posicionamento dos jogadores. 

Para exemplificar, vamos considerar as peças pretas se movendo no sentido horário e o primeiro quadrante sendo o lado superior esquerdo do tabuleiro. Nesse caso, o primeiro quadrante é o lado “interno” do branco. São colocadas nessa parte, duas pretas na primeira casa e cinco brancas na sexta casa. No segundo quadrante, que é o espaço superior direito e é também o primeiro o lado “externo”. Nele são colocadas três brancas na segunda casa e cinco pretas na sexta casa.

Ainda seguindo o exemplo, o terceiro quadrante, que é o espaço inferior direito e também um lado “externo”. Nesse local, levando-se em consideração o sentido horário, são colocadas cinco brancas na primeira casa e três pretas na quinta casa. Por fim, sobrou o quarto quadrante, que é lado inferior esquerdo do tabuleiro. Esse é considerado o lado “interno” do preto. São colocadas nessa parte, cinco pretas na primeira casa e duas brancas na sexta casa.

Movimentação no Gamão

A movimentação no Gamão é bem simples. Cada jogador pode mover qualquer uma das suas peças, independentemente de em qual casa elas estão. Só é necessário obedecer os valores tirados nos dados e observar quais as casas que foram “protegidas” pelo adversário. É possível movimentar um disco pela somatória dos dados ou dois discos cada um obedecendo um número de cada dado.

Rolar os dados no Gamão

Não há muitas especificações para rolar os dados no Gamão. Cada jogador, na sua vez, precisa jogar os dois dados juntos e verificar se as movimentações são possíveis. É importante ressaltar que a numeração obtida nos dados podem ser usadas para movimentar as peças de duas formas. Uma delas é a opção de um disco andar a somatória dos números que saíram nos dados. Outra forma é movimentar dois discos um para cada número que foi sorteado.

Há ainda uma situação especial que é quando os dados sorteiam números iguais. Em casos como esses, o jogador pode jogar como se fossem quatro números. Para exemplificar, se em uma rolagem saem os dois dados com o número três. O jogador pode optar por movimentar de diversas formas, como quatro pedras por três casas ou duas pedras por seis casas cada ou uma peça por nove casas e outra por três ou uma peça por doze casas e assim por diante.

Dobrar no Gamão

Em partidas comuns de Gamão, a vitória da rodada pode valer de 1 a 3 pontos. Vale 1 ponto quando ela é vencida normalmente. Quando um jogador ganha e o adversário não conseguiu retirar nem uma pedra sequer, a vitória vale 2 pontos. É possível que o triunfo valha 3 pontos se alguém tirar todas as pedras e o outro não tirar nenhuma e ainda tiver peças no quadrante inicial ou capturadas. É uma forma de premiar conquistas com grande vantagem entre os jogadores.

Em competições, há a possibilidade de dobrar no Gamão. Isso acontece porque é combinado que o vencedor final seria aquele que alcançasse, por exemplo, 20 pontos primeiro. Quando um jogador se sente confiante na partida, ele pode usar um outro dado, também chamado de cubo de dobra, que ao invés de possuir a numeração tradicional, de 1 a 6, ele possui os lados com os algarismos 2, 4, 8, 16, 32 e 64.

O cubo de dobra serve exclusivamente para aumentar os pontos para as vitórias. A dobra funciona da seguinte forma: um jogador pega o cubo e posiciona o número 2 no tabuleiro. É importante ressaltar que se começa o pedido de dobra sempre pelo menor valor. Aí fica a cargo do adversário aceitar. Caso o outro jogador aceite a partida passa a valer 2, mas se recusar a partida acaba e quem propôs leva automaticamente um ponto.

Aquele que foi desafiado a dobrar e aceitou passa a ficar de posse do cubo de dobra e tem a opção de a qualquer momento dobrar novamente a aposta para que a partida passe a valer 4 pontos. Se o outro jogador recusar, o jogo acaba e o desafiante vence e recebe 2 pontos. As dobras seguem dessa forma até possivelmente chegar ao limite de 64 pontos ou ao limite de pontos permitido pela competição.

Dicas para jogar Gamão

Para os iniciantes, há valorosas dicas para jogar Gamão que podem ser aplicadas nas disputas. Uma dica para quem está começando a montar suas estratégias é tentar mover as pedras em conjunto para não deixar casas vulneráveis e as peças poderem ser capturadas.

Apesar de o Gamão ser um disputa de quem termina primeiro de retirar todas as peças do tabuleiro, não é possível ir retirando as peças ao passo que vai adentrando o quadrante interno, é preciso primeiro trazer todas as suas 15 peças para esse quadrante para, aí sim, iniciar a retirada dessas pedras.

Tão importante quanto avançar no jogo é atrapalhar o progresso do adversário fechando casas pelo caminho ou dificultando a reentrada de uma pedra recuperada. Logo, tentar espalhar as pelas pelos quatro quadrantes é interessante para aumentarem as suas chances de obter sucesso. Da mesma forma, agrupar todas as peças em um ou poucos locais também não é recomendado por dar muito espaço para o avanço do outro jogador.

Estratégias do Gamão

Por ser um jogo dinâmico, que permite diferentes combinações de movimentação, também existem várias estratégias para jogar Gamão. Uma das estratégias do Gamão é tentar avançar ao máximo as peças, já que o objetivo final é retirar todos os discos do tabuleiro antes do adversário. É interessante tentar aliar a progressão no tabuleiro com a colocação de pedras em locais que atrasem o adversário.

Concentrar todas as peças em um lugar ou em poucas casas não é o indicado, pois o outro jogador terá muitas espaços vazios para progredir. Uma opção muito valiosa é a de tentar ocupar bem o seu lado interno, de modo que atrapalha a reentrada de alguma pedra capturada ao passo que facilita a própria saída de seus discos

Também é recomendável movimentar as pedras em conjunto, pequenos grupos de cada vez, produzindo o efeito de dificultar a passagem do adversário e aumentar as chances de retirar todas as suas peças do tabuleiro primeiro.

Se for possível, deve-se evitar ao máximo deixar peças isoladas, que são pratos cheios para o outro jogador tentar captura-las. Se não houver alternativa e for necessário deixar uma casa com apenas uma pedra, que seja de preferência aquela que estiver de distância do adversário.

Por fim, não é recomendado jogara de forma inconsequente, buscando capturar as peças do adversário a qualquer custo, enquanto deixa as suas próprias pedras desprotegidas.

Ver também: Como Jogar Paciência: Guia Completo para Dominar o Jogo