Comissão do Senado aprova novo critério para distribuição dos recursos do Timemania
Proposta prevê que metade dos recursos seja distribuída igualmente e o restante proporcionalmente ao número de torcedores.
Brasília.- A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou, na terça-feira (7), o Projeto de Lei (PL) 3.723/2021, que determina uma nova regra para a distribuição dos recursos da loteria Timemania. O PL é de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e recebeu voto favorável do relator, o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL).
Atualmente, a maior parte do dinheiro proveniente dessa modalidade lotérica vai para os clubes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, beneficiando os times de maior torcida. De acordo com a Agência Senado, o PL aprovado na CAE determina que metade dos recursos seja distribuída igualmente entre todos os 80 clubes descritos na sessão “Time do Coração” do Timemania, a outra metade será dividida obedecendo a proporção dos torcedores.
“Avaliando aqui, principalmente, a importância da segurança para os times que fazem parte da Timemania e para aqueles que podem entrar, considero extremamente meritório esse projeto”, afirmou o relator Rodrigo Cunha.
“Caso a distribuição fosse puramente proporcional ao ‘Time do Coração’, Flamengo, Corinthians e Palmeiras aumentariam suas receitas em 57%, 49% e 45%, respectivamente, enquanto clubes como Volta Redonda, Luverdense e Juazeirense perderiam cerca de 30% de seus recursos”, complementou o senador Alessandro Vieira (MDB-SE).
O próximo passo da tramitação do projeto de lei, caso não tenha um pedido para votação em plenário, é seguir para análise na Câmara dos Deputados, sendo também aprovado, vai para a sanção presidencial. A Lei da Timemania foi criada como o objetivo ajudar financeiramente os clubes de futebol do Brasil. 22% do total arrecadado com os sorteios da loteria são repassados aos times. Os bilhetes tem uma sessão em que os apostadores podem indicar seu time do coração.
Veja também: Senadores discutem mudanças no repasse dos recursos da loteria Timemania