Comissão de Esporte do Senado fará audiência pública sobre manipulação de resultados

CEsp convidou empresa francesa para discutir a integridade do Campeonato Brasileiro. (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)
CEsp convidou empresa francesa para discutir a integridade do Campeonato Brasileiro. (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

CEsp convidou representantes de três clubes de futebol do Brasil.

Brasília.- A Comissão de Esporte (CEsp) do Senado promoverá, na quarta-feira (20), uma audiência pública sobre possíveis casos de manipulação de resultados no Campeonato Brasileiro de 2023. A audiência está programada para às 10h30 e terá transmissão ao vivo. As pessoas interessadas em participar podem se inscrever no portal e-Cidadania do site do Senado Federal.

O requerimento da assembleia partiu dos senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Carlos Portinho (PL-RJ). A CEsp convidou três representantes de clubes do futebol brasileiro, o CEO da SAF do Botafogo, Thairo Arruda, o presidente do Londrina, Getúlio Castilho, e o presidente do Tombense, Lane Gaviolle.

Além deles, os senadores convidaram Thierry Hassanaly, CEO da Good Game!, empresa francesa que foi contratada pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) para fazer relatórios de jogos do Campeonato Carioca de 2023, sobretudo os clássicos, as semifinais e a final.

Hassanaly ficou conhecido no meio do futebol após o dono do Botafogo, o empresário americano John Textor, contratar a companhia para analisar as partidas do seu clube. O executivo francês chegou a declarar em uma entrevista ao ge “estar 99% convencido de que alguns jogos do Campeonato Brasileiro foram manipulados”.

A divulgação da audiência pública aconteceu logo após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), autorizar a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Apostas Esportivas, que visa investigar os casos de manipulação de resultados em jogos do futebol brasileiro, a pedido do senador Romário (PL-RJ).

Neste artigo:
Indústria de jogos Jurídico Regulamentação do jogo