BRB vai procurar novo parceiro para exploração da Loteria de Brasília
Decisão do Banco de iniciar novo processo seletivo para encontrar um parceiro acontece após término de contrato com Santa Casa de Lisboa.
Brasília. – O presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, revelou que o banco iniciará um novo processo de seleção para encontrar um parceiro na estruturação e lançamento das Loterias do Distrito Federal. Essa medida foi tomada após o término do contrato anterior com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
BRB escolheu inicialmente a Santa Casa de Lisboa, experiente em jogos sociais desde 1784, mas o contrato expirou por falta de autorizações legais. O Tribunal de Contas do Distrito Federal ordenou a suspensão do negócio no mesmo dia da assinatura
O presidente do banco explicou que “as autorizações não foram obtidas e o contrato perdeu a sua vigência. Nenhum recurso foi investido nem pela Santa Casa nem pelo BRB. Houve uma decisão do Tribunal de Contas do Distrito Federal de que o processo fosse suspenso até que todos os estudos fossem concluídos e analisados. Em função disso, nada foi investido”.
Agora, o BRB buscará um novo parceiro para as Loterias do DF, com critérios que incluem afiliação à WLA ( Associação Mundial de Loterias), experiência em operações internacionais e sede no Brasil ou associado brasileiro.
O serviço público de loteria no Distrito Federal foi aprovado em maio de 2022 pela Câmara Legislativa do DF, após decisão do STF permitindo a exploração pelas unidades da Federação. O BRB foi designado para as atividades operacionais dos jogos. Paulo Henrique Costa prevê que as loterias contribuirão com R$ 2 bilhões para causas sociais ao longo de 10 anos, financiando educação e esporte, conforme estipulado por lei.