Arrecadação da Loteria Municipal de Goiânia vai ajudar subsidiar passagens de ônibus
Câmara aprovou lei que usará recursos municipais para evitar aumento no preço da tarifa do transporte coletivo.
Goiás.- A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores de Goiânia (GO), em uma reunião extraordinária na quinta-feira (14), aprovou uma medida para evitar que o valor da tarifa de ônibus da cidade permaneça em R$ 4,30. O projeto de lei, de autoria do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), visa usar recursos municipais para subsidiar o transporte coletivo do município, viabilizando a renovação da frota de ônibus e congelando o valor das passagens.
Entre as fontes para o subsídio está a Loteria Municipal de Goiânia, que foi aprovada em setembro. Também vão contribuir para manutenção da frota de ônibus, os recursos dos estacionamentos conhecidos como Área Azul, além do Fundo de Participação dos Municípios. De acordo com uma lei estadual, o município de Goiânia é responsável por subsidiar 41% do valor transporte coletivo na capital e região metropolitana.
O texto enviado pelo prefeito teve o vereador Ronilson Reis (sem partido) como relator. O projeto foi aprovado na íntegra. O relator aproveitou a oportunidade para ressaltar a relevância da pauta para que a população não tenha ainda mais despesas com o transporte público. A vereadora Kátia Maria (PT) conseguiu aprovar uma emenda para condicionar o subsídio à qualidade mínima do serviço de transporte.