STJD anula suspensão do Esporte Clube Iranduba por suposta manipulação de resultados
Equipe havia sido punida pela Federação Amazonense de Futebol com o rebaixamento, suspensão por dois anos e multa de R$100 mil
Amazonas.- O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anulou por unanimidade a suspensão do Esporte Clube Iranduba da Amazônia, que havia sido punido por suposta manipulação de resultados. A decisão, anunciada na última quinta-feira (6), é contrária a ação da Federação Amazonense de Futebol (FAF), que havia suspendido o clube com base em relatórios da Sportradar enviados pela Confederação
Brasileira de Futebol (CBF).
No início deste ano, a FAF anunciou a suspensão de dois anos e o rebaixamento do Iranduba, além de impor uma multa de R$100 mil. Segundo as alegações, o Iranduba teria manipulado o resultado de um jogo contra o Amazonas FC, que resultou em uma derrota por 7 a 0.
Na época, um documento elaborado pela Sportradar, uma organização especializada na vigilância de apostas esportivas, apresentou “sinais significativos de manipulação de resultados”. No entanto, o STJD constatou que o presidente da FAF, Ednailson Rozenha, impôs a sanção com base nesse relatório, sem respeitar os princípios jurídicos, como o direito à defesa e à contraditória.
Com a anulação da suspensão, o STJD deverá emitir uma nova decisão dentro de 30 dias. Durante esse período, as punições aplicadas anteriormente estão suspensas. Agora, cabe ao Ministério Público do Amazonas apresentar provas de manipulação no jogo, o que levará a um novo julgamento. No entanto, se nenhuma prova for apresentada, as punições serão anuladas e todos os envolvidos serão absolvidos.