Governo Federal publica decreto que permite exploração da “raspadinha” pela Caixa

Lotex deve voltar sendo operada pela Caixa Econômica Federal.
Lotex deve voltar sendo operada pela Caixa Econômica Federal.

Decreto que modifica a regulamentação da Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex) foi publicado nesta quinta-feira (31), no Diário Oficial da União.

Brasília.- Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (31), um decreto que altera a regulamentação da Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), popularmente conhecida como “raspadinha”. A medida prevê que, em formato transitório, o Ministério da Fazenda pode autorizar a Caixa Econômica Federal a explorar a Lotex por tempo determinado ou até que uma empresa privada vença a licitação de concessão.

De acordo com o decreto, a primeira emissão será determinada em acordo firmado entre o Ministério da Fazenda e o operador, durante a execução da Caixa ou na esfera do contrato de concessão, podendo abarcar os cinco anos iniciais da operação.

A medida também informa que os valores obtidos ao final da execução da raspadinha pela Caixa ou da extinção do contrato de concessão e não utilizados para promoção do produto lotérico serão revertidos para a União.

A presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, já havia comentado de que o banco estava se preparando para retomar a Lotex. A declaração foi dada no dia 17 de agosto, durante entrevista à imprensa para comentar os resultados da instituição financeira no segundo trimestre.

A antiga Lotex foi operada pela Caixa Econômica até o ano 2016, quando foi extinta pelo governo do ex-presidente Michel Temer (MDB). Agora, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva planeja relançar a loteria, visando arrecadar até R$ 5 bilhões (US$ 1 bi).

Neste artigo:
Brasil Loterias