Lotaju: Prefeita de Aracaju veta criação da loteria municipal

prefeita Aracaju Emília Corrêa  (Foto: Ronald Almeia - Secom PMA)
prefeita Aracaju Emília Corrêa (Foto: Ronald Almeia - Secom PMA)

Proposta aprovada pela Câmara é barrada por inconstitucionalidades e vício de iniciativa, segundo parecer do Executivo.

Sergipe.- A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), vetou nesta segunda-feira (21) o projeto de lei que previa a criação da Loteria do Município de Aracaju (Lotaju). A proposta, de autoria do vereador Isac Silveira, líder do governo na Câmara Municipal, já havia sido aprovada pela maioria dos parlamentares da Casa.

Segundo nota divulgada pela prefeitura, o veto foi baseado em três principais fundamentos jurídicos:

  • Falta de competência legal do município para legislar ou explorar serviços lotéricos;
  • Violação dos princípios constitucionais do pacto federativo e da livre concorrência;
  • Ausência de interesse local predominante que justificasse a criação de uma loteria municipal.

Veja também: Saiba como foi o lançamento da Loteria do Estado de Sergipe pelo Banese

Ainda segundo o g1, o executivo também identificou um vício de iniciativa na proposta, ao argumentar que o projeto interfere diretamente na estrutura administrativa da prefeitura e no uso de recursos públicos, temas de competência exclusiva do Poder Executivo.

Com o veto, a matéria retorna para análise da Câmara Municipal, que poderá mantê-lo ou derrubá-lo em nova votação.

Neste artigo:
Aracaju Brasil Loteju Loterias