Estado de São Paulo ofertará atendimento para vício em jogos pelos Centros de Atenção Psicossocial
Os profissionais dos Caps terão que passar por capacitação técnica para atender pessoas com ludopatia.
São Paulo.- O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou a Lei 18.186/25, que visa a oferta de atendimentos a pessoas com ludopatia nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). O acolhimento contempla as pessoas viciadas em jogos online e também físicos.
De acordo com o que publicou a Folha de S. Paulo, a lei institui o “Programa Estadual de Conscientização e Tratamento aos Malefícios dos Jogos de Apostas Online e Cassinos Físicos”. O objetivo do projeto é prevenir os impactos negativos dos jogos de azar em excesso e tratar as pessoas com esse problema.
Veja também: Apostas online e saúde mental: TCU aponta falhas do Ministério da Saúde no combate ao vício
Segundo a legislação, os profissionais dos Caps terão que passar por capacitação técnica para estarem aptos a acolher os ludopatas. Os Centros dispõe de diferentes profissionais de saúde, como psicólogos e psiquiatras, além de assistentes sociais. O texto da proposta prevê ainda a criação de grupos terapêuticos para promover a reintegração social.
Para dar conta da nova demanda, os Caps podem firmar parcerias com universidades, organizações não governamentais (ONGs) e outros entidades que sejam especializadas nesse tipo de atendimento.
O autor do projeto que deu origem à lei é o deputado estadual Rômulo Fernandes (PT). Segundo o parlamentar, o sistema público ainda não estava preparado para lidar com o vício em apostas. “Eu espero que antes do final do ano a gente já tenha a capacitação, os recursos e todas as unidades de saúde preparadas para isso”, comentou Fernandes.
Com a sanção do governador, o próximo passo é a regulamentação do Programa.