Jogo do Bicho no Rio de Janeiro é tema de série documental lançada pelo Globoplay
Séria conta a história das disputas entre as famílias que dominam o Jogo do Bicho na capital carioca.
Rio de Janeiro.- A plataforma de streaming Globoplay lançou uma série documental sobre a história do Jogo do Bicho no Rio de Janeiro. Apesar de ser uma contravenção penal, o jogo é praticado há várias décadas no estado, com famílias chefiando o Bicho, disputas de território, confrontos, prisões e mortes. São esses bastidores da prática do mais famoso jogo de azar do país que são abordados na série documental “Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho”.
A produção audiovisual entrevistou bicheiros e seus familiares sobre como funcionava a administração do jogo e dos conflitos com os bicheiros rivais. A série mostra como foram divididos os territórios nos anos 1970 e como essa dinâmica sem mantém atualmente com novos chefes do Bicho querendo entrar nesse mercado. Os sete episódios já estão disponíveis no Globoplay.
“Sempre me impressionou que, em pleno século XXI, uma atividade ilegal funcionasse ainda à luz do dia em qualquer esquina da cidade e, principalmente, mantivesse uma estrutura típica de máfia. Além da divisão de territórios, existe essa tradição quase monárquica da liderança dos negócios passada de pai para o filho mais velho“, conta o criador da série, Fellipe Awi, em entrevista ao G1.
A série mostra também um aspecto muito importante do Jogo do Bicho que é como os líderes se tornaram patronos das comunidades onde se instalaram, incluindo os benefícios sociais que levaram à população, chegando até a ter influência em escolas de samba, entre outros negócios. “Mostramos que a máfia brasileira, carioca, é única no mundo, poderosa, com uma expressão estética incomparável”, afirmou o jornalista Pedro Bial, supervisor artístico da série.