Comitê Olímpico Internacional avalia a criação dos Jogos Olímpicos de eSports

Comissão de eSports do COI já recebeu autorização para estudar a criação dos jogos olímpicos de eSports (Foto: COI)
Comissão de eSports do COI já recebeu autorização para estudar a criação dos jogos olímpicos de eSports (Foto: COI)

Possibilidade foi afirmada pelo presidente do COI, o alemão Thomas Bach, em encontro realizada na Índia.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, anunciou que a entidade tem planos para a realização dos Jogos Olímpicos de eSports. A informação foi dada durante uma reunião em Mumbai, Índia. Bach declarou que já solicitou à Comissão de eSports que estude a criação desses jogos olímpicos em breve.

O dirigente destacou que mais de três bilhões de pessoas em todo o mundo são entusiastas de jogos, sendo 500 milhões interessadas em competições, especialmente em simuladores de esportes convencionais ou outros tipos de jogos. Ele também enfatizou o interesse do COI nesse grupo, já que a maioria dos jogadores de eSports tem menos de 34 anos de idade.

A criação dos Jogos Olímpicos de eSports é parte dos esforços do COI para promover competições eletrônicas. O COI inicialmente se envolveu com eSports através do Esports Forum em 2018 em Lausanne, seguido pela formação de um Grupo de Ligação de eSports para interagir com a comunidade de eSports.

Em 2021, o COI estabeleceu a Série eSports Olímpica, um circuito de competições de esportes eletrônicos, e posteriormente lançou a Semana de eSports em junho, realizada em Singapura.

Neste artigo:
Brasil Indústria de jogos