CBF e FIFA discutem ações para combater a manipulação de resultados
Entidades fizeram uma reunião para reforçar o pedido de apoio da FIFA à proposta de Ednaldo Rodrigues de criação da Unidade de Integridade do Futebol Brasileiro
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), instituições que administram, respectivamente, o futebol no Brasil e na América do Sul, estão unindo forças para combater a manipulação de resultados. Na semana passada, eles receberam o reforço da FIFA, entidade máxima do futebol mundial, que reafirmou em suas redes sociais o apoio a ações para reduzir esses episódios que mancham a imagem do esporte mais amado do planeta.
A reunião entre CBF e FIFA ocorreu em Zurique, Suíça, endossando o plano de trabalho cuja primeiro passo é a criação da Unidade de Integridade do Futebol Brasileiro. Também faz parte da estratégia, a criação de um programa para capacitação de oficiais de integridade em todo o país e de uma força tarefa de investigação dos casos de manipulação de resultados.
A iniciativa representa o maior investimento já realizado por uma federação na proteção da integridade do futebol. “A missão é trabalhar para que o futebol seja um espetáculo onde a transparência, integridade, segurança e inclusão estejam entre os pilares de sustentação desta que é a maior paixão do brasileiro. E o apoio da FIFA e da CONMEBOL nesta missão, reforça a certeza dos passos que estamos trilhando”, disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.